Olá, hoje vamos sentar e falar de...

Tobias e o Anjo que é um livro da escritora italiana Susanna Tamaro. Foi um dos primeiros livros que li na minha pré adolescência e que ficou no pensamento estes anos todos. Após ter perdido o meu livro (este som que ouvem é o som do meu coração partido) tive a sorte de uma estimada amiga me oferecer outro.

Não perdi tempo algum e saltei para o mundo da Marta, personagem principal, que sabe que todas as coisas e pessoas tem palavras; as palavras das coisas são as que ela mais gosta de ouvir, já as dos adultos ela caracteriza como palavras – lixo. Exceto as do avô, essas são as preferidas da Marta.

A relação de Marta e do seu avô é especial, recheada de amor, compreensão, histórias e brincadeiras fabulosas. É, aliás, o avô quem lhe ensina a ouvir o que a rodeia. Porém, a relação com os pais já é mais complicada. Os pais, como a própria Marta nota, “perderam o brilho no olhar” que tinham no dia em que casaram, as discussões são variadas e fazem com que a menina se sinta distanciada e desligada, o que, por sua vez, faz com que os pais não a compreendam, o mesmo acontecendo na escola.

Um dia o avô não aparece, o que deixa a menina triste e confusa e ninguém lhe dá uma explicação para esse sumiço. Então Marta decide ir em busca de respostas e assim começa a sua jornada. Vai conhecendo e escuta o que várias personagens têm para lhe dizer, uma das quais o seu anjo da guarda.

Este livro fala de como as crianças encaram o mundo, da sua visão mais simples, de como as relações familiares e escolares podem afetá-las e a importância da comunicação.
Não vou contar mais para não estragar a vossa leitura desta obra, mas aconselho vivamente que leiam ou releiam este livro cheio de simbolismos e reflexões.







Comentários

Mensagens populares